A energia eólica é uma das principais fontes de energia renovável em nosso país e tem desempenhado um papel importante na transição para uma base energética mais sustentável. Com o crescimento do setor, a busca por eficiência operacional e confiabilidade se tornou uma prioridade para as empresas do ramo. Nesse contexto, o uso de lubrificantes especializados é um destaque como solução inovadora para impulsionar o desempenho e prolongar a vida útil dos equipamentos.
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Eólica – Abeeólica, o Brasil registrou a instalação de mais 890 parques eólicos em 12 estados até o mês de fevereiro. Os dispositivos somam 25,04 gigawatts (GW) de capacidade instalada em operação comercial, beneficiando 108,7 milhões de habitantes.
A pesquisa aponta também que 85% desses equipamentos estão concentrados na região Nordeste. Atualmente, a alternativa representa 20% da geração de energia no país, mas a expectativa é que até 2028, o Brasil terá 44,78GW de capacidade em geradores eólicos.
Os aerogeradores, como são conhecidas as turbinas eólicas, são estruturas complexas que operam em condições ambientais desafiadoras. Para garantir que esses sistemas funcionem de maneira ideal, é essencial que todas as peças móveis trabalhem em harmonia, minimizando atritos e desgastes. É quando os lubrificantes entram em cena, desempenhando um papel fundamental na manutenção e operação eficiente dos equipamentos.
Os lubrificantes são utilizados em diversas partes dos aerogeradores, desde os rolamentos, até engrenagens e sistemas de transmissão. A aplicação adequada desses produtos permite reduzir o atrito e a dissipação de calor, o que consequentemente diminui o consumo de energia e aumenta a vida útil dos componentes mecânicos.
O especialista Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Special Lubricants, empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções em lubrificação industrial, recomenda que com o uso de lubrificantes adequados, podem-se evitar condições desfavoráveis e prolonga-se o alto desempenho dos equipamentos.
“As condições climáticas adversas, como ventos fortes, exposição à poeira e umidade, representam desafios frequentes para a manutenção e funcionamento das turbinas eólicas. Nesse sentido, os lubrificantes desenvolvidos para resistir a tais condições são os mais indicados para garantir a estabilidade e confiabilidade dos sistemas eólicos, evitando paralisações e maximizando a produção de energia”, afirma Luiz.
A aplicação de lubrificantes de alta qualidade resulta em uma menor frequência de manutenções corretivas e uma vida útil mais longa dos componentes, reduzindo os custos operacionais para as empresas do setor. A Kluberplex BEM 41-141, graxa lubrificante ideal para o rolamento principal, rolamento do gerador, rolamento do passo da hélice e de guinada, foi o componente que superou todos os outros produtos em testes padronizados do setor.
“Os operadores de usinas eólicas podem ter problemas com estocagem de variados produtos correspondentes aos mecanismos do gerador, com uma opção versátil e de resultado altamente mais produtivo, os profissionais tem mais facilidade na compra, armazenamento e logística da manutenção,” assegura o especialista.
Além de melhorar a eficiência dos aerogeradores, o uso de lubrificantes apropriados contribui para a sustentabilidade ambiental e econômica do setor. A diminuição do atrito e a otimização das operações reduzem o consumo das turbinas, o que resulta em maior geração de energia limpa e menor impacto ambiental.