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De vendedor ambulante aos milhões: conheça o empreendedor que investiu em mercados autônomos e fatura R$ 2 milhões por ano

Segundo Associação Brasileira do Franchising, mercado de franquias cresceu 17,2% no 1º trimestre de 2023, alcançando faturamento de R$ 50,8 bilhões

Foi em agosto de 2020, em meio à pandemia da Covid-19, que o ex-vendedor ambulante de cervejas, José Felipe Rodriguez, hoje com 37 anos, decidiu, em parceria com a esposa, Maisa Uchihashi Giuranno, investir parte do dinheiro que ele tinha guardado, em uma franquia do market4u, rede de mercados autônomos que opera dentro de condomínios comerciais e residenciais.

Apostando na marca que conheceu por meio de um programa de televisão, Rodriguez atualmente dispõe de 13 unidades da rede, com as quais fatura cerca de R$ 2 milhões ao ano.

Embora seja franqueado do market4u há 3 anos, a história de empreendedorismo do Rodriguez no varejo já é antiga: em 2009, após dois anos desempregado, o gestor financeiro e chef de cozinha por formação, decidiu vender cervejas em São Paulo, na Rua Augusta, famosa pelas danceterias e casas noturna.

“Lá, eu encontrei uma oportunidade, pois existia uma grande demanda aos finais de semana e vésperas de feriados e não havia concorrência com os bares devido ao valor, que nos estabelecimentos eram muito maiores”, conta Rodriguez que, vendendo cervejas com markup de apenas 1,33%, conseguiu juntar dinheiro para adquirir o próprio imóvel à vista.

Em 2013, após 4 anos vendendo cerca de mil cervejas por noite, Rodriguez, com todo o conhecimento e experiência que adquiriu nas madrugadas agitadas de São Paulo, passou a operar como especialista em vendas, mas desta vez, de uma empresa de eletrônicos, onde trabalhou até 2020, quando decidiu investir no market4u.

“Na época, eu e minha esposa tínhamos um bom valor guardado, que juntamos ao longo dos anos e escolhemos investi-lo no market4u porque o modelo de negócio possui oportunidade de escala, gerenciamento de risco, recorrência de compra e opera com o segmento de alimentação, que é um dos que mais cresce no franchising”, comenta.

Segundo Rodriguez, mesmo tratando-se de lojas autônomas, no começo foi necessário muito esforço e dedicação que, como faz questão de ressaltar, valeram a pena.

“Sinto que acertamos na escolha. O market4u mudou as nossas vidas e hoje, além de faturarmos aproximadamente dez vezes mais do que antes, ainda conseguimos impactar positivamente nossos colaboradores, que nos auxiliam com o monitoramento e a logística de entrega de mercadorias nos PDXs”, explica Rodriguez.

Para Eduardo Córdova, sócio-fundador e CEO do market4u, o êxito de Rodriguez é motivo de comemoração.

“Um dos focos da nossa rede sempre foi a gestão de pessoas, por isso, temos um time especializado, com know-how e preparado para prestar apoio e orientações aos franqueados, sempre visando a prosperidade de cada um, afinal, o sucesso deles é também, uma conquista nossa”, comenta Córdova.

Cenário do Franchising

Segundo a Associação Brasileira do Franchising (ABF), apenas no primeiro trimestre de 2023, o faturamento do mercado de franquias registrou o valor de R$ 50,8 bilhões, um crescimento de 17,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Para este ano, a expectativa da instituição é que, ao todo, o setor cresça de 9,5% a 12%.

Sobre o market4u

O market4u é uma rede de minimercados autônomos e líder do segmento no Brasil, que atua no formato de franquia desde 2020, mesmo ano de sua fundação. Com tecnologia em seu DNA, a startup nasceu com o propósito de levar mais comodidade e segurança para as pessoas dentro dos condomínios residenciais e comerciais.

Hoje tem mais de 2.000 PDXs espalhados em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a necessidade de atendentes. Além de ser utilizado no momento da compra, o aplicativo integra o É Daqui, que funciona como uma rede social do condomínio para anunciar produtos e serviços entre os moradores.

Outra ferramenta disponível no aplicativo, é o marketplace, que reúne estabelecimentos parceiros na cidade, oferecendo produtos e serviços indisponíveis nas gôndolas, como açougue, hortifrúti, serviços de estética e até lavagem automotiva.

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