A SP-Arte Rotas Brasileiras volta à ARCA pelo segundo ano consecutivo com uma seleção de artistas renomados e estreantes pintando um panorama da arte contemporânea no Brasil. O evento será realizado entre 30 de agosto e 3 de setembro e tem entrada gratuita.
A novidade deste ano é a presença do Instituto Acaia, nascido no ateliê da artista Elisa Bracher, que oferece educação básica (da educação infantil ao ensino fundamental), aulas de artes e oficinas profissionalizantes para + de 280 crianças e jovens moradores das favelas da Linha e do Nove no entorno da Ceagesp.
O projeto do Acaia escolhido para a exposição foi o coletivo Xiloceasa, nascido em 2005 dentro dos ateliês de gravura da instituição e que vem sendo fomentado por artistas-educadores, nutrindo processos de descoberta e apropriação de linguagens, fecundando coletivos que passam a interagir com o mundo. O ateliê abre caminhos de expressão e viabilização para gerações de alunos, e a xilogravura tornou-se cultura da escola e das comunidades locais.
O público da renomada feira encontrará uma tenda-cabine de madeira do Xiloceasa instalada no espaço de circulação. As matrizes em exibição condensam essa experiência de sensibilização e formação, revelando a diversidade de acentos e talhos de um grupo heterogêneo e a potência de uma prática que, por estimular o embate expressivo com a matéria, é considerada formativa e estruturante. As obras estarão à venda e a renda arrecadada será revertida para as ações dos grupos de geração de renda e aos artistas do grupo Xiloceasa.
O Xiloceasa tem mais de 20 anos de história com a imagem gravada e impressa. “As práticas da gráfica artesanal e a xilogravura abriram caminhos de expressão e de viabilização para gerações de alunos, tornando-se uma cultura da escola e das comunidades”, comenta Fabricio, Lopez, Diretor Executivo do Acaia.
“As matrizes reunidas aqui, do acervo histórico do Instituto Acaia, condensam essa experiência de sensibilização e ação. Em uma diversidade de acentos e talhos, revelam uma prática que, no embate com a madeira, forma e estrutura poéticas e coletividades.”
A ARCA, espaço para a indústria criativa que recebe o evento, tem colaborado com o Acaia no sentido de buscar a inserção da comunidade em suas atividades. Para Mauricio Soares, Co-fundador do espaço, “A ARCA é um espaço de encontro, de celebração – e também de inclusão. Ver um projeto como o Acaia, tão importante para o nosso entorno, ganhar espaço e evidência numa plataforma relevante como a SP-Arte nos enche de alegria”.
Artistas
- Beatriz de Lira Pereira
- Danilo Juliano
- Denis Araujo da Silva
- Fernando da Silva Melo Mariano
- Gabriel Sousa Balbino
- João Antônio Amorim da Silva
- João Lucas Damasceno
- Kawanny Barbosa Ribeiro
- Luiz Henrique Lira Pereira
- Mateus da Costa Carneiro
- Ramon de Sá Pereira dos Santos
- Santidio Pereira de Sousa
- Vitor Valentino da Silva
Programação – SP–Arte Rotas Brasileiras 2023
30 agosto a 03 setembro
ARCA (Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina)
Horários para o público:
Quarta, 30 de agosto (Abertura)
Das 15h às 19h
Quinta-feira, 31 de agosto
Das 15h às 19h
Sexta-feira, 01 de setembro
Das 12h às 19h
Sábado, 02 de setembro
Das 12h às 19h
Domingo, 03 de setembro
Das 11h às 18h
Entrada
R$ 70 inteira e R$ 35 meia