Procurar

Premiado cineasta Ricardo Rodrigues apresenta o projeto “Pedra sobre Pedra”

Programa inicia com oficinas de Cinema e Animação em Stop Motion na APAE de Jaú e cria novo curta-metragem

O diretor e produtor cultural jauense, Ricardo Rodrigues, mergulha mais uma vez no universo da animação em Stop Motion e na educação socioeducativa no projeto: “Pedra sobre Pedra”; programa visa oferecer oficinas de Cinema e Animação em Stop Motion para alunos e alunas da APAE Jaú, no interior de São Paulo, e a produção de mais um curta-metragem, que leva o mesmo título do projeto.

Sob a orientação de Ricardo Rodrigues, as aulas na APAE iniciaram no dia 1º de setembro e terão duração de seis meses. Durante todo o semestre, os usuários da Associação irão aprender sobre roteiro e Art Concept, além de informações sobre dublagem, edição e montagem, captura de imagem e, claro, introdução sobre animação em stop, com bonecos articulados e massinha. É possível acompanhar as aulas pelo canal no YouTube da produtora Bela Balela.

O curso não ficará apenas na teoria. Assim como ocorreu no projeto passado em outra unidade da APAE, Ricardo irá produzir um curta elaborado totalmente pelos próprios alunos. “Como fizemos na APAE Bariri em 2022, vamos criar um curta do zero com os alunos de Jaú”, afirma o diretor.

O trabalho que Ricardo se refere é o curta “O Mundo de Diego”, que com a “riqueza dos defeitos” ganhou vida e aceitação do público e da crítica. O curta-metragem foi selecionado para o “1ª Festival Internacional de Cinema e Educação”, a “21º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis” e premiado no “16º Festival Curta Taquary” com “Direção de arte” e “Figurino”.

Além do curso e da produção, o curta-metragem será inscrito em festivais do gênero e irá circular em várias cidades do centro-oeste paulista. “Iremos exibir o filme em escolas, entidades e espaços públicos e promover uma palestra educativa sobre a produção em stop motion”, explica Noemi Rodrigues, produtora executiva.

O projeto “Pedra sobre Pedra” foi contemplado pelo ProAC ICMS – Código 31611 e conta com o patrocínio do Jaú Serve e da Cartonagem Jauense, que permitiram que o projeto fosse realizado na cidade.

Compartilhe

Últimas notícias