O Prêmio Personalidade da Comunicação foi entregue na noite de ontem, 31 de agosto, ao desenhista Mauricio de Sousa, concedido pelos profissionais de Comunicação Corporativa que estavam reunidos no Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. O evento aconteceu no Teatro da Unibes Cultural, em São Paulo.
Mauricio recebeu o Troféu das mãos da secretária de Comunicação do Estado, Lais Vita, que estava acompanhada dos diretores da Mega Brasil, Eduardo Ribeiro e Marco Rossi.
A homenagem, pela relevante contribuição à Comunicação e ao Jornalismo Brasileiros, coincide com as celebrações dos 60 anos da personagem Mônica, criada em março de 1963 e que, desde então, se tornou um ícone no País.
Em seu discurso, o desenhista destacou a importância da comunicação na sua infância:
“Para mim é uma honra ser lembrado, assim como tantas personalidades importantes que foram homenageadas pelo MEGA BRASIL, evento de relevância na área da comunicação de nosso país. Audálio Dantas, Marcos Mendonça, Fátima Turci, Otávio Frias, Caco Barcellos, Ruy Mesquita, Roberto Civita e uma lista de pessoas que fizeram e fazem a história da comunicação no Brasil. Estar entre esses nomes me deixa feliz e ao mesmo tempo com uma responsabilidade em fazer juz a essa história. Eu tive a sorte de descobrir, logo de criança, o que eu queria fazer na vida. Foi quando aos 4 para 5 anos de idade encontrei aquele gibi meio rasgado caído na calçada e levei pra casa. Meus pais, poetas e gente de comunicação, logo viram meu grande interesse por aquelas figurinhas e minha mãe teve que arrumar um tempo para ler a historinha pra mim. Até que um dia, cheia de afazeres, me disse: – Filho, eu tenho que trabalhar e não posso ficar lendo toda hora. Então vamos fazer o seguinte – vou te ensinar a ler. Eu adorei a ideia e em três meses fiquei alfabetizado pelo interesse em ler gibis e mais adiante livros de grandes autores nacionais. Na juventude lia um livro por dia. Hoje, em eventos como a Bienal do Livro, onde estarei amanhã, os pais chegam para mim dizendo – Eu aprendi a ler com seus gibis e agora é meu filho que está aprendendo a ler com a mesma turminha de minha infância. Alfabetizar e estimular a leitura para milhões de brasileirinhos nestes mais de 60 anos de produção é a minha grande medalha no peito. Então hoje, agradeço às gerações de leitores que me fazem sentir feliz e realizado. Esta homenagem é para eles porque não existe autor se não existirem leitores. Obrigado à MEGA BRASIL e a todos que nos presenteiam com o carinho de sempre!” – Mauricio de Sousa
Sobre Mauricio de Sousa
Mauricio Araújo de Sousa nasceu em Santa Isabel (SP), em 27 de outubro de 1935, e passou a infância em Mogi das Cruzes. Aos 19, mudou-se para São Paulo e trabalhou na Folha da Manhã (hoje Folha de S. Paulo) como repórter policial.
Em 1959, criou o primeiro personagem – o cãozinho Bidu, iniciando a carreira como autor de quadrinhos. Nos anos seguintes, criou mais de 400 personagens — Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento, Horácio, entre outros, até que, em 1970, lançou a revista da Mônica.
Desde então alcançou mais de 1 bilhão de revistas publicadas até hoje, chegando a mais de 30 países. Aos quadrinhos, se juntam centenas de livros ilustrados. Seus personagens foram para parques, shows ao vivo e animações além de milhares de produtos.
Hoje tem o maior estúdio de quadrinhos do continente. É considerado o maior formador de leitores do país. Recebeu do UNICEF o título de escritor para crianças e, em 2007, a personagem, Mônica, que completa 60 anos em 2023, tornou-se embaixadora do UNICEF.