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Holanda supera os EUA e a China e detém 40,5% da fatia investidora europeia no Brasil

O investimento externo no Brasil chegou a US$ 90 bilhões em 2022 e a US$ 31,6 bilhões somente no 1º semestre deste ano. Os dados alertam empresas interessadas em aterrissar em solo brasileiro e as incentivam em dobrar o aporte

Investidores estrangeiros praticamente dobraram o aporte no setor produtivo brasileiro no ano passado. Segundo o Banco Central (BC), o saldo dos Investimentos Diretos no Pa■s (IDP) foi de US$ 90,6 bilh￵es em 2022, volume 95% superior ao apurado em 2021 (US$ 46,4 bilh￵es), alcan￧ando o maior volume dos ltimos 10 anos.

Segundo o crit←rio de investidor imediato, a Europa permanece como a regi ̄o que det←m o maior estoque de IDP no Brasil, com 62,9% do total de US$901,4 bilh￵es. De todo o continente europeu, a Holanda lidera o ranking com 40,5% de todo o investimento, o equivalente a US$ 229,76 bilh￵es, segundo o mesmo relat￳rio do Banco Central (BC).

No caso espec■fico da Holanda, uma boa parcela dos aportes produtivos no Brasil est£, de fato, vinculada ¢s companhias holandesas, que t↑m neg￳cios consolidados no pa■s e outra parte se d£ ao mercado brasileiro em crescimento, atraindo cada vez mais investidores estrangeiros.

A prova ← que o Brasil ← o s←timo destino mais procurado pelos estrangeiros que querem investir em pa■ses emergentes, conforme aponta o ᅪndice de Confian￧a para Investimento Direto Estrangeiro, da consultoria internacional Kearney. O pa■s ficou atr£s de China, ᅪndia, Emirados ￁rabes Unidos, Catar, Tail¬ndia e Ar£bia Saudita. Ao todo, o levantamento avaliou o desempenho de 25 na￧￵es.

“Todo investidor procura solo f←rtil e oportunidades. O Brasil ← um desses locais: um mercado ainda pouco explorado e que merece um olhar minucioso. Decidir trazer um neg￳cio para c£ foi apostar no desenvolvimento e no crescimento do pa■s a curto, m←dio e longo prazo,” afirma Eduardo Delage, um dos s￳cios-fundadores respons£vel por trazer a empresa holandesa ao Brasil h£ 3 anos, marca mundialmente conhecida por Bluem, especializada em produtos oral care.

A Bluem, h£ 10 anos no mercado internacional e presente em mais de 50 pa■ses, chegou ao Brasil diante do mercado consumidor em alta, injetando aproximadamente US$5 milh￵es em apenas 3 anos. Inicialmente come￧ou a exportar os produtos e a distribuir no pa■s, por←m a log■stica n ̄o era positiva.

Em 2020, a estrutura f■sica e a produ￧ ̄o tamb←m passaram a ser nacionais. “A empresa levou em conta os dados atrativos de mercado e apostou todas as fichas em um novo territ￳rio. Desde 2020 j£ foram mais de US$ 5 milh￵es investidos nacionalmente e nossa expectativa ← dobrar o aporte nos pr￳ximos 5 anos,” assegura Delage, que comemora o faturamento mensal m←dio de R$ 2.000.000,00.

A empresa holandesa, somente no ano de 2023, j£ firmou parceria com 3 empresas conceituadas no Brasil,, entre elas a Cl■nica Viotto, a Orthopride e a Oral Unic – redes do segmento odontol￳gico – confirmando o crescimento e o aumento dos investimentos em territ￳rio nacional.

“Em volume geral, o setor odontol￳gico brasileiro ← o s←timo mais atrativo do mundo e a evolu￧ ̄o desta £rea tamb←m nos impulsionou e nos trouxe at← aqui. Estamos confiantes em nossos projetos e certos de uma ￳tima escolha,” finaliza Eduardo.

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