A paralisação da unidade na manhã desta segunda-feira (28/08) ocorreu devido à presença de espuma de origem ainda desconhecida no manancial de captação da ETA Guandu. A medida foi tomada para garantir a segurança hídrica da população atendida pelo Sistema Guandu.
O protocolo de contingência foi acionado em razão das alterações da qualidade da água bruta (não tratada). Técnicos da Cedae monitoram continuamente as condições do manancial até que a concentração deste material não represente risco e, assim que a situação for controlada, a operação da ETA será retomada.
O restabelecimento do abastecimento na área de concessão da Iguá depende do retorno das condições de normalidade do fornecimento de água e do tempo de pressurização da rede. Até que a operação esteja totalmente restabelecida, o abastecimento de água pode registrar intercorrências, incluindo baixa pressão e falta d’água. A Iguá manterá seus clientes informados.
A concessionária lamenta quaisquer transtornos e reforça que está atuando para minimizar o impacto para os clientes e disponibilizando maior quantidade de caminhões pipa, especialmente para serviços emergenciais como hospitais, clínicas e UPAs, entre outros. A companhia reitera ainda a necessidade do uso consciente da água, especialmente nesse período, e permanece à disposição dos clientes, por meio da Central de Atendimento no número 0800 400 0509 (telefone e WhatsApp).
Bairros atendidos pela Iguá no Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia (Jacarepaguá), Gardênia Azul, Anil, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e Praça Seca (parcialmente).