O Governo do Distrito Federal (GDF) abriu consulta pública virtual sobre a reforma da W3 Norte, nesta quarta-feira (23/8). Sugestões sobre melhorias da avenida podem ser enviadas neste link, até o dia 6 de setembro.
O projeto foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). A proposta inclui calçadas, totas acessíveis, praças renovadas, quadras comerciais recuperadas e áreas com mais acessibilidade e arborização.
O objetivo é colher as contribuições em relação à primeira etapa da requalificação do Setor Comercial Local Residencial Norte (SCLRN) e seu entorno, que começará pelas 707/708.
A pasta planeja também a reforma dos estacionamentos, que serão melhor demarcados e interligados com os bolsões de vagas. Além da construção de calçadões ligando as paradas de ônibus da W3 às quadras residenciais.
O GDF ainda planeja travessias elevadas para facilitar o percurso de pedestres e de ciclistas. Outra ideia é reconfigurar a via interna entre os blocos comercias das 700 para ser uma área compartilhada entre carros e pedestres.
Requalificação
Segundo a Seduh, a proposta de intervenção definida será replicada nas demais quadras da W3 Norte. Para o GDF, a requalificação vai recuperar espaços degradados e criar espaços de convivência.
“A requalificação ainda deverá incentivar a recuperação das edificações e o fortalecimento do comércio local”, completou o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh, Vitor Freire.
Para o administrador regional do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, todo esse planejamento na Asa Norte significa muito para a população local, com mais segurança, mobilidade e melhoria para o comércio local.
“O GDF vem estudando maneiras de beneficiar as áreas e com a comunidade participando, tudo fica melhor. É apenas o primeiro passo de uma valiosa melhoria nas quadras da Asa Norte”, comentou.
Serviço
Mais informações sobre a proposta estão disponíveis no próprio questionário on-line. No documento é apresentado um vídeo explicativo mostrando como podem ficar as quadras depois da iniciativa. Mais Informações podem ser acessados clicando no link.
Após a realização da consulta, a área técnica da Seduh avaliará as sugestões pertinentes da população e encaminhará o documento final para apreciação do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).
Fonte: Metrópoles