Dois dias após bater o recorde do dia mais quente do ano, o Distrito Federal atinge novamente temperatura mais alta nesta terça-feira (22/8). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação de Águas Emendadas registrou uma máxima de 33,2°C. O pico havia sido atingido no último domingo, com 33,1ºC. Antes, o recorde ocorreu em fevereiro, com 32,6°C.
“É a temperatura mais alta por causa de um décimo, mas é um cenário de estabilidade”, destacou o meteorologista Cleber Sousa, do instituto. O especialista acrescentou que a semana será de muito calor podendo chegar aos 34ºC até sexta-feira (25/8).
Em todo o DF, foram registradas temperaturas acima de 30ºC. Na estação do Gama, a temperatura esteve em 32,6ºC; no Paranoá, 31,6ºC; em Brazlândia, 31,2ºC e no Plano Piloto, 30,8ºC.
No entanto, há expectativa de chuva para o fim de semana, com probabilidades acima e 50% em áreas isoladas do DF. Até o momento, o DF registra 66 dias sem chuva, com 16% de umidade.
“Tem uma frente fria do continente quebrando uma massa seca e trazendo nebulosidade para o DF”. O meteorologista completou que o efeito passou por cidades em Goiás no último fim de semana, o que levou chuva à capital goiana e ventos para o Distrito Federal. ”
Atualmente, o DF está em alerta amarelo. O instituto divulgou algumas orientações para manter o bem-estar durante o período:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Metrópoles